ANEEL aprova aumento na tarifa de energia elétrica em Rondônia
Com aumento médio de 3,03%, nova tarifa da Energisa Rondônia entra em vigor a partir de 13 de dezembro, sexta-feira.
Com aumento médio de 3,03%, nova tarifa da Energisa Rondônia entra em vigor a partir de 13 de dezembro, sexta-feira.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (10) o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Rondônia (ERO), responsável pela distribuição de energia elétrica nos 52 municípios do estado. A nova tarifa começa a valer na próxima sexta-feira (13) e terá impacto direto para mais de 700 mil unidades consumidoras, tanto residenciais quanto comerciais e industriais.
O reajuste médio será de 3,03% para os consumidores cativos, sendo dividido em 2,60% para consumidores residenciais (B1), 2,55% para baixa tensão em média, e 5,00% para alta tensão em média. Os principais fatores que contribuíram para o aumento são os custos com aquisição e transmissão de energia elétrica, além da retirada de componentes financeiros aplicados no reajuste do ano anterior.
A Energisa Rondônia destacou que o ajuste reflete as condições do setor elétrico e que a atualização tarifária é necessária para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária. No entanto, o impacto nos bolsos dos consumidores gera preocupações, especialmente em um momento de recuperação econômica no estado.
Com informações da ANEEL